20 razões para ter um cachorro em casa (Parte 1)

Atenção: após ler esse texto existe grande chance de você sentir saudade de seu cachorro (ou querer ter um).

Cachorros são demais!

1. Eles compreendem a dor humana

A Universidade Goldsmiths divulgou um estudo que mostra que cães estão mais propensos a se aproximarem de pessoas tristes ou que estão passando por algum sofrimento. Isso mostra que cães têm empatia por pessoas e querem ajudar aqueles que estão com dor.

2. Eles podem detectar câncer

Graças ao seu olfato aguçado, cães têm mostrado uma precisão de 70 a 99% (dependendo do estudo) quando são encarregados de detectar câncer de pulmão em pacientes por perto.

3. Eles são capazes de reduzir o stress do trabalho

O Periódico Internacional de Gerenciamento de Saúde no Ambiente de Trabalho descobriu que pessoas que levam seus cães para o escritório têm menos stress e são mais felizes com seus trabalhos — só porque o dog está por perto.

4. Algumas raças podem prever convulsões

Estudos apontam que algumas raças de cães são capazes de avisar pacientes sobre ataques de convulsão futuro, às vezes horas antes de acontecer. Ainda não se sabe como esses cães fazem isso, ou porque apenas algumas raças têm esse dom. Por isso eles não podem ser treinados.

5. Ajudam bebês ficarem saudáveis por estarem sujos

Uma pesquisa recente mostrou que bebês que têm cachorros por perto são mais saudáveis do que aqueles que não têm. Os bebês que convivem com os amigões desde cedo têm menos tosse, coriza e infecções de ouvido. Os pesquisadores acreditam que o motivo está no fato dos cães brincarem na sujeira e na lama, aumentando assim o sistema imunológico da criança.

6. Ajudam você se manter em boa forma física

Um estudo da Universidade de Londres determinou que crianças com cachorro em casa são mais ativas e se exercitam mais vezes do que crianças sem cachorro. Afinal, também é muito mais divertido sair pra correr com seu cão do que sozinho.

7. Detectam baixo nível de açúcar no sangue

Se você achou que detectar câncer (item #2) era pouco, tem mais! Com seu poderoso olfato, alguns cães também podem detectar baixo nível de açúcar no sangue do seu dono. Eles alertam a pessoa que o nível de açúcar caiu ou, se um ataque diabético já aconteceu, eles latem e latem e latem até alguém ajudar.

8. Ajudam a identificar alimentos alergênicos

Quem tem alergia a determinados alimentos sabe que isso é coisa séria. Mas felizmente alguns cães também podem ajudar a evitar que você consuma alimentos que possam te fazer mal. Se você é alérgico a amendoim, seu cão pode ser treinado para te alertar se ele sentir algum cheiro de amendoim no ambiente.

9. Ajudam você a ser mais social

O Periódico Britânico de Medicina concluiu que cães agem como catalisadores sociais, que ajudam pessoas a saírem de casa mais vezes, a abordarem desconhecidos facilmente e ainda reduz a solidão.

Na verdade, isso é mais importante do que o companheirismo básico que os cachorros oferecem, pois o suporte a socialização humana é mais benéfica a saúde.

10. Ajudam a superar TEPT

Apenas sendo eles mesmos, cães são capazes de ajudar a reduzir Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) — principalmente com soldados. É o companheirismo dos cachorros que ajudam os diagnosticados com a doença a serem mais alegres e melhores socialmente.

Artigos relacionados

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>